INCT – ECCE e EduSCar levam Projeto LEON: Leitura Online, para alfabetização em ambiente virtual, à EMEB Ulysses Picollo.

26 de julho de 2023

Desde junho de 2022 professores e alunos do INCT-ECCE implementaram o projeto LEON, de leitura online, na EMEB Ulysses Picollo, no município de São Carlos. O porjeto é coordenado pela Profa. Dra. O INCT ECCE, é coordenado pela Profa. Deisy das Graças de Souza, da UFSCar.
O projeto visa oferecer uma ferramenta para a alfabetização de alunos, em ambiente virtual. O ambiente oferece opções atraentes de associações entre imagens, letras e sons por meio de exercícios divertidos e prazerosos para os que participam. A capacitação foi ministrada pela Professora Raquel Melo Golfeto do INCT-ECCE.

“Aprendendo a Ler e Escrever em Pequenos passos”: o projeto visa oferecer uma ferramenta de letramento online para auxiliar na alfabetização de alunos, em ambiente virtual. O ambiente oferece opções atraentes de associações entre imagens, letras e sons por meio de exercícios divertidos e prazerosos para os que participam. Após a implementação de computadores na EMEB e de internet, foram executadas as ações abaixo:

Diagnóstico inicial (pós-pandemia): durante o segundo semestre de 2022

Aplicação dos programas de ensino: a equipe conseguiu atender 60 alunos (aproximadamente 1/3 dos que precisam do ensino suplementar). A maioria dosalunos que realizaram as atividades de maneira sistemática, mostrou aprendizagem, mas o grau de progresso dependeu da frequência dos alunos, que nem sempre foi regular. Ainda assim, os progressos observados mostraram que os alunos que se empenharam, conseguiram aprender os conteúdos iniciais, o que sugere que a continuidade do trabalho de ensino pode favorecer avanços mais significativos.

Verificou-se resultado bastante positivo para os alunos que participaram da atividade, o que evidencia a importânci dessas ações, especialmente em período pós-pandemia, pois o aplicativo certamente pode auxiliar os professores no processo de alfabetização de crianças. A ferramenta também foi testdo com secesso em adultos.