EduSCar/CERSusChem inicia projeto em Educação Ambiental na cidade de São Carlos

Ações de Educação Ambiental: No dia 13 de maio foi realizada, na Secretaria Municipal de Educação, a primeira reunião para se discutir o projeto de Educação Ambiental promovido pelo CERSusChem no âmbito do EduSCar.

Equipe:

•             Isabela Pelatti, responsável pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação

•             Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Sistemas Complexos Ambientais (LASCA), Departamento de Hidrobiologia – UFSCar

•             Lucia H. Mascaro-Sales, coordenadora de difusão do CERSusChem, Departamento de Química – UFSCar

•             Arlene G. Corrêa, diretora do CERSusChem, Departamento de Química – UFSCar

Sobre o CERSusChem

O Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem) faz parte do Programa de Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE) da FAPESP em parceria com a GSK.  Com sede no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o CERSusChem está voltado para a pesquisa de produtos e processos químicos sustentáveis que possam ser utilizados na descoberta e no desenvolvimento de novos produtos.

A busca pela sustentabilidade deve ser um processo que contemple a participação dos diversos segmentos da sociedade nas decisões a serem tomadas para melhorar a qualidade de vida e do ambiente nas cidades. Desta forma, promover uma atitude reflexiva sobre as relações entre sociedade e natureza e estimular a participação na resolução dos problemas ambientais são requisitos fundamentais para o exercício pleno da cidadania.

O entendimento e questionamento crítico das relações entre água, energia e alimento (“Water-Energy-Food Nexus”)  permitem contemplar diversos objetivos da Educação Ambiental preconizados tanto em documentos e leis nacionais e internacionais como em estudos científicos nesta área do conhecimento, e que podem ser efetivamente alcançados a partir de uma abordagem baseada no Paradigma da Complexidade e nos conceitos de Inteligência Coletiva.

O objetivo geral do presente projeto é desenvolver um programa de Educação Ambiental voltado à realidade local dos bairros em que escolas públicas de ensino básico do município de São Carlos (SP) estão inseridas, o qual focará nos nexos entre água, energia e alimento. São objetivos específicos do projeto:

1) realizar diagnóstico socioambiental participativo dos bairros no entorno das escolas;

2) realizar diagnóstico de concepções e práticas em Educação Ambiental desenvolvidas por professores de escolas públicas de São Carlos;

3) envolver alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSCar no planejamento e realização de atividades relativas ao projeto;

4) promover a interação de docentes e alunos das universidades com as comunidades escolares e dos bairros de seus entornos;

5) incentivar e assessorar professores da rede pública de ensino no desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental nas suas instituições, utilizando-se dos diagnósticos e materiais educativos gerados pelo projeto.